Nota de falecimento: João Paulo Pires de Vasconcelos


A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas do Estado de Minas Gerais (FTIEMG) lamenta, com profundo pesar, o falecimento de João Paulo Pires de Vasconcelos, ocorrido nesta sexta-feira, 23 de agosto, aos 92 anos. O sindicalista foi assessor político da FTIEMG por muitos anos e defendeu os interesses dos trabalhadores durante toda a vida.

 

Oriundo da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, foi um dos expoentes do sindicalismo brasileiro e deputado Constituinte. Foi um dos maiores defensores dos direitos dos trabalhadores na Constituição Federal.

 

Entre as suas atividades, ele foi membro da Juventude Operária Católica (MG); da Pastoral Operária (MG); diretor da Federação dos Metalúrgicos de Minas Gerais; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de João Monlevade e titular da Direção Nacional da CUT, no período de 1983 a 1988.

 

Seu velório está marcado para este sábado, dia 24 de agosto, entre 8h30 e 11h30 no Velório 2 do Cemitério do Bonfim (Rua Bonfim, 1120 - bairro Bonfim, Belo Horizonte).