FTIEMG participa de diálogos sobre exploração de lítio no Vale do Jequitinhonha


A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas do Estado de Minas Gerais (FTIEMG) participou de encontro nesta quarta-feira, 13 de março, para um diálogo social a respeito da exploração de lítio na região do Vale do Jequitinhonha. Participaram também representantes do governo e trabalhadores da região.

 

O encontro ocorreu no Instituto Federal Norte de Minas Gerais – Campus Araçuaí. A FTIEMG abordou a situação dos trabalhadores e das cadeias produtivas, juntamente com a CNTI, que se soma às demais entidades de classe e instituições sociais populares em reivindicações básicas para um pacto de proteção social e ambiental.

 

Para o presidente da FTIEMG, José Maria Soares, é necessário o acompanhamento próximo do governo, das entidades sindicais e da sociedade para evitar que os maus exemplos de mineração se repitam nos novos empreendimentos de lítio. “Já vimos vários desastres sociais, ambientais e trabalhistas em nosso estado. O Vale do Jequitinhonha merece nossa atenção neste momento, para que a história vivida aqui seja diferente”, pontuou.

 

Entre os pontos defendidos pela Federação estão a garantia de condições, direitos e proteção social (trabalhista, previdenciária e ambiental) aos trabalhadores diretos e indiretos; o respeito ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8, sobre trabalho decente, e aos demais ODSs; o rigoroso cumprimento da NR 22 para trabalhadores diretos e indiretos; a plena participação de conselhos municipais; a participação nos conselhos de empresas; e a diversificação econômica como alternativa à minero-dependência nos municípios da região.