FTIEMG denuncia impactos da mineração em Guanhães durante audiência na ALMG


A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas do Estado de Minas Gerais (FTIEMG) participou de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) para tratar da situação das comunidades afetadas pela mineradora Serra Leste em Guanhães (MG). O evento ocorreu no dia 25 de maio e contou com a presença de moradores da região e do deputado estadual Celinho Sintrocel, presidente da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da ALMG.

A mineração no local está provocando a contaminação do Córrego dos Justos, que atende à comunidade agrícola de Barreira de Cima e prejudicando plantações e captação de água dos moradores. “Nós não queremos fechar a empresa, mas do jeito que está, secando as águas e trazendo um violento impacto social e ambiental, não podemos aceitar. A Federação irá denunciar em todos organismos até resolver a situação”, defendeu o presidente da FTIEMG, José Maria Soares.

A reunião foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Celinho Sintrocel. “As famílias atingidas no Córrego dos Justos, na Barreira de Cima, em Guanhães, precisam ter uma atenção especial por parte da mineradora Serra Leste. Creio que podemos chegar a um bom termo, com a mineradora recebendo a comunidade e mitigando os efeitos da sua atividade”, enfatizou o deputado.

O Sindicato Metabase Itabira, que representa os trabalhadores da empresa, também esteve presente. Representantes do governo estadual, do Ministério Público e da Serra Leste Mineração também participaram da audiência. 

Assista ao vídeo completo da reunião.

Caso Serra Leste

A atividade predatória de mineração próximo ao Córrego dos Justos, na comunidade de Barreira de Cima (no município de Guanhães), está expulsando moradores do local e ameaçando a sua forma de vida. Além disso, foi feita larga supressão vegetal em área de nascentes, onde foram encontrados restos de animais mortos após o trabalho com máquinas pesadas, como retroescavadeiras, tratores de esteira e motoniveladoras.

A FTIEMG já protocolou representação no Ministério Público Estadual (MPE) para apuração de possíveis ilegalidades nas atividades realizadas pela mineradora Serra Leste no município. O protocolo foi feito na comarca de Guanhães no dia 10 de novembro e elenca possíveis infrações à Lei de Crimes Ambientais (9605/98). 

O documento aponta para as possíveis tipificações, como causar poluição que resulte em danos à saúde humana, mortandade de animais ou destruição significativa da flora (artigo 54) e realizar obras poluidoras sem autorização ou contrariando normas legais (artigo 60).