18Outubro2017

Informes Boletins 11/04/2014 Liminar garante reintegração de diretores do Sintemar

11/04/2014 Liminar garante reintegração de diretores do Sintemar

  • PDF
altA 1ª Vara do Trabalho de Passos concedeu nesta sexta-feira, 11, liminar que determina a reintegração dos três dirigentes demitidos do Sindicato dos Trabalhadores da Extração e Transformação Mineral de Alpinópolis e Região (Sintemar). A mineradora Jesse de Carvalho Oliveira tem o prazo de 48 horas para cumprir a decisão e reintegrar o presidente do Sintemar, Benedito Francisco do Prado, e os diretores Adriano José Gonçalves Rocha e Ademir Gonçalves. Em caso de descumprimento, cabe multa diária de R$1 mil, limitada ao total de R$300 mil.

A liminar foi impetrada pelo Ministério Público do Trabalho de Passos, que acatou a denúncia feita pela Federação dos Trabalhadores da Indústria Extrativa de Minas Gerais – FTIEMG. Duas mineradoras de quartzito de Alpinópolis, a Jesse de Carvalho Oliveira e a Planalto Pedras, demitiram arbitrariamente diretores do Sintemar.

Tal atitude foi considerada uma retaliação ao trabalho intenso da FTIEMG e do Sintemar na busca por melhores condições de trabalho na mineração de quartzito em Alpinópolis e região. Graças aos esforços sindicais, uma Força Tarefa, composta por vários órgãos do governo, fiscalizou as mineradoras e encontrou diversas irregularidades, lavrando 322 autos de infração e emitindo seis interdições.
Novas Audiências

A luta não para. Dando continuidade ao processo, outras duas audiências estão marcadas para maio. No dia 06, acontece uma segunda audiência na 2ª Vara do Trabalho, para discutir a demissão do diretor do Sintemar, Lourival Costa da Silva, pela empresa Planalto Pedras. E no dia 08, a 1ª Vara de Passos irá analisar outros aspectos da questão, como ação de perdas e danos morais, por exemplo.

Essa importante vitória vem fortalecer o trabalho da FTIEMG e do Sintemar! A luta é árdua, mas gera resultados positivos!
Anexos:
Fazer download deste ficheiro (Liminar.pdf)Liminar[Liminar]