16Outubro2017

Informes Notícias 23/3/2017 Deputados mineiros são contra a reforma da Previdência

23/3/2017 Deputados mineiros são contra a reforma da Previdência

  • PDF
altUm posicionamento firme contra a reforma previdenciária, pretendida pelo governo Temer, foi assumida por deputados mineiros, em reunião realizada no último dia 20, na Assembleia Legislativa de Minas. O presidente da Ftiemg, José Maria Soares, acompanhou o evento, que debateu a Proposta de Emenda à Constituição Federal (PEC 287/16), em tramitação na Câmara dos Deputados.

A discussão lotou o Salão Nobre e o Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira e mobilizou, além de 11 parlamentares federais, vários deputados estaduais, centrais sindicais e mais de 30 entidades representativas de diversas categorias de trabalhadores. Fazendo coro aos protestos de entidades e movimentos sociais, o presidente da ALMG, o deputado Adalclever Lopes, anunciou a criação da Comissão Extraordinária da Reforma da Previdência, que, segundo adiantou, irá percorrer várias regiões de Minas Gerais para discutir o assunto. Ele também pediu que os deputados federais mineiros marquem posição contrária à PEC 287.
O deputado Gilberto Abramo (PRB), que deve presidir a nova comissão, acrescentou que o objetivo do trabalho é também mobilizar os altpresidentes de outras Assembleias Legislativas para fortalecer a discussão e conscientizar os deputados federais sobre as consequências da aprovação da PEC 287. “Também queremos extrair propostas de quem não foi ouvido para as mudanças necessárias", adiantou.

Moção - Também foi lida, no debate, moção de repúdio à PEC que deverá ser encaminhada pela ALMG aos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

A moção destaca que a PEC 287, “sem o necessário diálogo com a sociedade brasileira, desgasta direitos sociais duramente conquistados em 1988”. Em sua justificativa, o requerimento ressalta que não foram apresentadas provas para embasar a alegação do governo federal de que há rombos no caixa da Previdência.


Fonte: matéria do site da ALMG, http://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2017/03/20_reuniao_reforma_previdencia.html