28Abril2017

Informes Notícias 14/2/2017 Coletânea sobre a mineração na América do Sul é lançada no Espaço do Conhecimento UFMG

14/2/2017 Coletânea sobre a mineração na América do Sul é lançada no Espaço do Conhecimento UFMG

  • PDF
alt

Diante da maior tragédia ambiental do Brasil, com o rompimento da barragem da Samarco em Mariana, questões referentes à mineração voltaram à tona no debate público. O cenário é complicado não só por aqui, mas em diversos países da América Latina, onde há uma apropriação indevida de bens naturais e culturais. Esse é o tema do livro Mineração na América do Sul: Neoextrativismo e Lutas Territoriais, que será lançado nesta quarta-feira, dia 15, no Espaço do Conhecimento UFMG.

Organizada por Andréa Zhouri, Paola Bolados e Edna Castro, a obra é uma coletânea de 15 ensaios que analisam e refletem sobre os processos de mineração, presentes nos países sul-americanos desde a colonização. Os textos foram apresentados no I Seminário Internacional Mineração na América Latina: neoextrativismo e lutas territoriais, em 2015, e agora estão reunidos em um único volume, que propõe questionamentos sobre a forma como a natureza e as riquezas imateriais de alguns povos são tratadas com descaso.

O lançamento contará com uma mesa redonda, que abordará a mineração em Conceição do Mato Dentro, o desastre em Mariana e a situação da Serra do Gandarela, dentre outros fatos recentes que envolvem a atividade mineradora. Participam do debate Andréa Zhouri (GESTA-UFMG), Ana Flávia Moreira Santos (GESTA-UFMG), Marcos Cristiano Zucarelli (GESTA-UFMG), Patrícia Generoso Thomaz Guerra (REAJA - Conceição do Mato Dentro), Maria Teresa Corujo (MOvSAM) e atingidos pelo projeto Minas-Rio e pelo desastre da Samarco.

Resistindo pelas imagens

Um dos capítulos da coletânea foi escrito por Andréa Zhouri, em co-autoria com as ativistas Patricia Generoso Thomaz Guerra e Maria Teresa Corujo. Essa última, representante do Movimento pelas Serras e Águas de Minas (Movsam), contribuiu para a produção do vídeo Não Vale a Pena, que será exibido no evento de lançamento do livro. O documentário, de 38 minutos, está disponível no Youtube, pelo link https://goo.gl/CBj5Eq.

Serviço:

Lançamento do Livro Mineração na América do Sul: Neoextrativismo e Lutas Territoriais
Data: 15 de fevereiro
Horário: 14h
Onde: Cafeteria do Espaço do Conhecimento – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH
Fonte: Espaço do Conhecimento UFMG