28Abril2017

Informes Notícias 30/1/2017 Reunião discute documento que será entregue à ICM sobre rompimento de barragem da Samarco

30/1/2017 Reunião discute documento que será entregue à ICM sobre rompimento de barragem da Samarco

  • PDF
altRepresentantes de entidades sindicais se reuniram, na última sexta-feira (27), na sede da Ftiemg, para definir o texto final de um documento que será entregue hoje (30) ao secretário de Educação Global da Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM), Tos Anonuevo. O documento apresenta graves denúncias contra a Samarco, assim como contra suas controladoras Vale e BHP, e a terceirizada Vix Logística – todas teriam responsabilidade no rompimento da barragem do Fundão, ocorrido em 5 de novembro de 2015.

As entidades irão solicitar à ICM que denuncie as empresas, assim como os governos federal e estadual, na Organização Mundial do Comércio (OMC) e na Organização Internacional do Trabalho (OIT). A iniciativa partir do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada de Minas Gerais, que representa a categoria dos trabalhadores que atuam nas barragens – o rompimento da barragem do Fundão matou 14 trabalhadores. A Ftiemg apóia esse movimento, que exige a responsabilização das empresas assim como ações efetivas de reparação trabalhista e ambiental.

O secretário da ICM, Tos Anonuevo, irá participar de uma reunião, nesta segunda (30), às 14h30, no Ministério Público do Trabalho. E amanhã (31), ele irá a Mariana, para conhecer de perto o local do rompimento.