23Maio2017

Informes Notícias 18/11/2015 Revista Labor do MPT traz artigos de interesse do trabalhador

18/11/2015 Revista Labor do MPT traz artigos de interesse do trabalhador

  • PDF
alt
O Ministério Público do Trabalho lançou uma edição da revista Labor, dedicada a temas de interesse do trabalhador. Neste exemplar, há matérias sobre o sindicalismo brasileiro, discriminação no trabalho e péssimas condições de trabalho, entre outros assuntos. Confira a apresentação da revista, feita pelo procurador-geral do Trabalho, Luís Camargo.

Vamos em frente

No ano em que o sindicalismo brasileiro lembra três décadas e meia das primeiras grandes greves do ABC paulista, que marcaram a história política do país e dos direitos dos trabalhadores, a revista Labor traz uma edição cujo assunto principal é a liberdade sindical. Fazendo uma análise do sindicalismo brasileiro, a revista do Ministério Público do Trabalho reuniu em muitas páginas vários aspectos e pontos de vista sobre o tema. Resgatou um pouco da trajetória histórica, ouviu centrais sindicais, falou da Proposta de Emenda Constitucional que tramita no Congresso Nacional e contou um pouco da experiência da instituição ao ser chamada pelos trabalhadores para intervir quando há flagrantes irregularidades. Um panorama pertinente em busca da contribuição para um sindicalismo cada vez mais independente, transparente e representativo dos trabalhadores.

A discriminação no ambiente de trabalho é realidade frequente no país, ainda que expressamente proibida em lei. Por isso, o MPT atua para combater essa chaga. Seja pela opção sexual, seja pela religião, seja pela deficiência, o trabalhador tem direitos e deve ser respeitado pela sua competência tanto quanto qualquer outro profissional na mesma atividade. Nesta edição de Labor,
três reportagens abordam o tema, lembrando a importância da igualdade de direitos de todos os trabalhadores.

As péssimas condições de trabalho também estão nas páginas desta edição. Nos matadouros de Alagoas, o sangue dos animais abatidos se mistura à falta de refrigeração e de higiene para submeter os trabalhadores a condições perigosas e desumanas de trabalho, que, além disso, vão levar à contaminação da carne que, por fim, será servida na mesa de todos os cidadãos alagoanos.

Esta Labor traz mais reportagens interessantes, que reúnem uma mostra da atuação do MPT país afora nos mais diversos temas afins à instituição. Intervindo e/ou solucionando questões trabalhistas, o foco é, sempre, defender a ordem jurídica e os direitos dos trabalhadores.
 
Felicidades.
 
Luís Camargo
Procurador-geral do Trabalho