23Junho2017

Informes Notícias 14/11/2015 Ftiemg cobra das autoridades providências para tragédia causada pela Samarco

14/11/2015 Ftiemg cobra das autoridades providências para tragédia causada pela Samarco

  • PDF
altA situação é muito mais grave do que noticiado pela mídia. Essa é a constatação do presidente da Ftiemg, José Maria Soares, que esteve, no último 12, em Mariana. O sindicalista participou de um Ato Público na cidade, que exigiu o compromisso da mineradora Samarco na reparação dos danos  causados pelo rompimento das duas barragens de rejeitos de minério, ocorrido no último dia 5.

José Maria relata que o sentimento dominante na cidade, assim como em vários segmentos da sociedade, é que o acidente foi “devastador” e impossível de ser avaliado em toda sua extensão. Há relatos de que famílias inteiras teriam desaparecido na avalanche de lama que destruiu o distrito de Bento Rodrigues.  alt
“Estamos mobilizando forças para cobrar da Samarco sua responsabilidade nesse lamentável episódio, que destruiu a vida de pessoas e de toda uma região”, destaca o sindicalista. Ele esteve, no dia 11, na audiência da Comissão do Trabalho,  da Previdência e da Ação Social, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Algumas das proposições apresentadas foram a criação de um Frente Parlamentar em defesa dos trabalhadores atingidos pelo rompimento das barragens e a criação de um fundo para ajudar as vítimas, no valor do lucro obtido no ano anterior.

“A Ftiemg vai continuar trabalhando, junto a outras instituições, para que esse assunto seja tratado com toda a atenção que merece. Além do mais, não podemos  esquecer  do novo Marco Regulatório da Mineração, que está em discussão no Congresso Nacional. A mineração afeta a vida de todos nós. Por isso, deve ser discutida amplamente por toda a sociedade brasileira”, afirma.