23Junho2017

Informes Notícias 10/11/2015 Nota de solidariedade

10/11/2015 Nota de solidariedade

  • PDF
alt

Ftiemg se solidariza com a comunidade do distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, atingida pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco. A entidade entrou em contato com o Metabase Mariana, sindicato que representa os trabalhadores dessa empresa, colocando-se à disposição para ajudar nas providências necessárias para minimizar os impactos gerados por essa tragédia humana e ambiental.

Esse lamentável episódio vem reforçar a necessidade de se discutir, com seriedade, o novo Marco Regulatório da Mineração, que se encontra em análise no Congresso Nacional. A sociedade brasileira merece que o tema seja debatido com mais transparência e respeito, pois é a população que sofre com os impactos negativos da atividade mineral, como no triste exemplo de Bento Rodrigues.

Diante da gravidade do acidente, que ainda não pode ser mensurada, visto atingir vários outros munícipios, a Ftiemg está se mobilizando para tomar as medidas possíveis para ajudar os órgãos responsáveis a apurar o ocorrido e tomar as providências cabíveis.