19Outubro2017

Informes Notícias 5/11/2015 Ftiemg e Sindex-MG assinam Convenção Coletiva

5/11/2015 Ftiemg e Sindex-MG assinam Convenção Coletiva

  • PDF
A Convenção Coletiva de Trabalho 2015/2016 foi assinada ontem (4), em Belo Horizonte. A Ftiemg e o Sindex-MG participaram de três reuniões com o Sindiextra (sindicato patronal) para se chegar a um acordo. Na última, ocorrida em meados de outubro, o Sindiextra aceitou a contraproposta apresentada pelas entidades sindicais: 10% de reajuste para o piso, que passou a ser de R$ 1.006, e INPC (9,81%) para demais categorias, com manutenção dos demais benefícios.

A negociação foi dura, mas positiva, visto que, na primeira rodada, realizada em final de agosto, a proposta do sindicato patronal foi simplesmente a renovação da atual Convenção, sem nenhum reajuste. Na segunda reunião, ocorrida em setembro, o Sindiextra apresentou uma nova proposta: 7,5% dividido em duas vezes (outubro/2015 e fevereiro/2016). As entidades sindicais recusaram e mantiveram a contraproposta anterior, que acabou sendo aceita pelo Sindiextra.

Importância– Nas áreas da extração mineral, em que não existe um sindicato da categoria estabelecido, as relações de trabalho devem seguir a Convenção Coletiva de Trabalho, negociada entre a Ftiemg e o Sindiextra. Documento semelhante é negociado pelo Sindex-MG e o sindicato patronal, valendo para todo o estado de Minas.