20Julho2017

Informes Notícias 7/4/2015 Acompanhe as negociações do Sindex-MG

7/4/2015 Acompanhe as negociações do Sindex-MG

  • PDF
altO Sindex-MG está em processo de negociação com várias empresas. Confira:

Emflortec
Está em negociação a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho com a Emflortec. Entre os principais pontos estão a alteração da data-base para 1º de novembro; reajuste de 8% para o piso, que passa a ser de R$ 864, e o INPC (7,13%) para demais categorias. O Sindex-MG irá levar, em abril, essa proposta para apreciação dos trabalhadores. A empresa tem cerca de 300 funcionários e atua em vários municípios mineiros.

Empreiteiras da Cenibra
alt
Duas rodadas de negociação já ocorreram entre representantes do Sindex-MG e das empresas Morais Comércio e a Planejar Agroflorestal (foto à dir.), empreiteiras da Cenibra, com o objetivo de negociar a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2016. As duas empresas ofereceram apenas reajuste salarial com base no INPC e a manutenção das conquistas anteriores. O presidente do Sindex-MG, José Maria Soares, afirma que essa proposta é inaceitável e apresentou uma contraproposta: reajuste de 8% para o piso, de 10% para líder de equipe, de 11% para operadores de motosserra e tratores e o INPC para demais categorias. Os representantes das empresas disseram que vão buscar recursos junto à Cenibra para viabilizar a negociação. Serviluma
O Acordo Coletivo foi fechado com a Serviluma, que tem data-base em 1º de abril. Reajuste geral de 9%, piso de R$ 914,50 e manutenção das demais conquistas foram os principais pontos acertados. A empresa atua em Itabira e região.

Vallourec
Em marco, a equipe do Sindex-MG se reuniu com representantes da Vallourec Florestal Ltda (foto acima). O encontro abordou temas ligados à saúde e segurança do trabalho (implantação de rotas de fuga, ambulância nas frentes de trabalho e sanitários adequados), assim como turno de revezamento.

Início de negociações O Sindex-MG irá negociar o primeiro ACT com a Viação Vale do Amazônia, que tem trabalhadores na região de Curvelo. A primeira reunião está marcada para 22 de abril, às 10h30, na sede do sindicato, em Belo Horizonte. Outras negociações terão início, nos próximos dias, com as empresas Andrade Alves, Organização Santa Bárbara, Florestal Bioflor, JRR Reflorestamento e Procarvel.