23Junho2017

Informes Notícias 29/4/2014 FSC padroniza avaliação das plantações florestais

29/4/2014 FSC padroniza avaliação das plantações florestais

  • PDF
A FSC informa a aprovação do padrão único harmonizado para avaliação de plantações florestais no Brasil. Confira:
“Os padrões interinos das quatro principais certificadoras habilitadas a avaliar o manejo responsável de plantações - Bureau Veritas, Control Union, Imaflora/Rainforest Alliance e Sysflor/SCS - foram discutidos, no intuito de facilitar a interpretação e uniformizar os critérios de avaliação empregados no Brasil.

Para elaborar o novo padrão, a organização contou com a participação do Comitê de Especialistas Técnicos das quatro certificadoras e do Comitê de Desenvolvimento de Padrões do FSC Brasil, composto por representantes das câmaras social, ambiental e econômica. Durante a consulta pública, realizada por 60 dias e aberta a todas as partes interessadas pela internet, o FSC recebeu comentários em 179 indicadores. 
Elaborado de forma participativa, este padrão reúne as melhores práticas dos padrões interinos adotados pelas certificadoras do segmento, garante a uniformidade da aplicação das normas do FSC no Brasil e traz maior credibilidade para o sistema. 

O novo padrão passará a vigorar no dia 28 de julho - três meses após sua publicação oficial.  Durante esses três meses, as certificadoras farão as adequações de suas metodologias e os novos candidatos à certificação já serão avaliados pelo novo padrão. Para as áreas já certificadas, o novo padrão entrará em vigor na auditoria anual de renovação da certificação.

Este padrão é aplicável para avaliar qualquer área de manejo florestal de plantações no Brasil. As áreas de até 480 ha também podem ser enquadradas no Padrão SLIMF (Small and Low Intensity Managed Forest - em português, Manejo Florestal em Pequena Escala e de Baixa Intensidade), criado para estimular a certificação de pequenos produtores no Brasil.

O novo padrão está disponível para download no site do FSC Brasil.
Dúvidas ou mais informações, escreva para  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou ligue para 11 3884-4482.”