27Abril2017

Informes Notícias 21/2/2014 Força Tarefa fiscaliza mineradoras de Alpinópolis

21/2/2014 Força Tarefa fiscaliza mineradoras de Alpinópolis

  • PDF
Após uma intensa mobilização da Ftiemg, o governo criou uma Força Tarefa para fiscalizar as mineradoras de quartzito de Alpinópolis. Em meados de fevereiro, representantes do Ministério do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho e Polícia Federal estiveram nas empresas, verificando in loco as condições de trabalho existentes.alt


















A Federação Extrativa acompanhou parte do trabalho realizado. Nos dias 17 e 18 de fevereiro, o presidente da Ftiemg, José Maria Soares, e os diretores Terezino Cordeiro de Azevedo e Valdir Bento, estiveram em Alpinópolis, articulando reuniões com os trabalhadores, principalmente os chamados clandestinos, que atuam irregularmente na extração de quartzito. José Maria destaca que a Força Tarefa identificou vários casos de descumprimento da legislação trabalhista, o que gerou diversos autos de infração.
A reunião realizada com trabalhadores clandestinos contou com a participação de procuradores do Trabalho das cidades de Passos, Coronel Fabriciano e Belo Horizonte. De acordo com o presidente da Ftiemg, os procuradores explicaram aos trabalhadores que a situação deles é pior que a de análogos à escravidão, já que não podem ser resgatados nem enquadrados no programa do governo destinados a essa categoria.
A Ftiemg continuará a acompanhar os trabalhos para melhorar as condições de trabalho nas mineradoras de quartzito de Alpinópolis e região.